
A Prefeitura do Rio anuncia a criação de um parque público na região do Porto Maravilha.
O projeto, divulgado pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais, pretende expandir a região da Zona Portuária com praças flutuantes, áreas verdes, ciclovias, espaços de esporte e lazer e um novo píer para os navios de cruzeiro.
O prefeito não deu uma previsão para a conclusão das obras, mas disse que o Parque do Porto, que ele considerou como um "Parque do Flamengo do século XXl", estará pronto em breve.
Segundo Eduardo Paes, o espaço vai representar um avanço urbano para a cidade, sem perder o conceito sustentável.
O parque ainda prevê o aproveitamento dos armazéns do porto com atividades culturais e gastronômicas e a criação de um museu a céu aberto, como o Inhotim, em Minas Gerais.
A ideia da Prefeitura é que a construção ocorra em duas etapas, sendo a primeira delas no trecho entre a Praça Mauá e o Armazém 7, próximo ao AquaRio. A licitação e o início de obras estão previstos para até o fim deste ano.
De acordo com o município, a iniciativa ainda está sendo negociada com o Governo Federal, que precisaria ceder áreas da União e adequar as atividades do porto.
O projeto foi apresentado ao presidente Lula há cerca de um mês. Agora, os termos e modelagem do novo parque público estão sendo discutidos entre a Prefeitura do Rio, o Ministério dos Portos e Aeroportos e a autoridade portuária PortosRio.