Notícias

Neste domingo (14), é comemorado o Dia Mundial do Café

O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

Brasil exporta 4,3 milhões de sacas de 60 kg em Março
Brasil exporta 4,3 milhões de sacas de 60 kg em Março
Canva/Direitos Adquiridos

Gelado, quente, com chocolate, chantilly, com açúcar, ou sem. O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água. Neste domingo (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, uma bebida que agrada gregos e troianos. E movimenta a economia do Rio de uma forma que só os apreciadores do café entendem.

Daniel Fontes é gerente de uma cafeteria na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Ele conta sobre a procura por café na região.

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café, Celírio Inácio, fala que atualmente existem vários estilos de café.  

A estudante Julia Vieira, por exemplo, é uma das apaixonadas por café e não vive sem a bebida.  

Apenas em março deste ano, as exportações brasileiras de café totalizaram 4,3 milhões de sacas de 60 kg, o que representa um aumento de 37,8% em relação ao mesmo período do ano passado.  

O volume é recorde para este mês em toda a série histórica do boletim estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).  

O Rio de Janeiro está em segundo lugar na lista de portos do Brasil que mais exportam café: o estado responde por 26,7% das exportações. 

Tópicos relacionados