A alteração nas regras das notas dos julgadores do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro foi bem recebida pelas escolas de samba. A partir do ano que vem, os envelopes dos avaliadores deverão ser entregues ao final de cada dia. Os desfiles serão em três dias.
Anteriormente, a Liga Independente das Escolas de Samba determinava que as notas poderiam ser entregues após o desfile de todas as agremiações. A mudança foi anunciada pela Liesa na segunda-feira (6).
O intérprete Neguinho da Beija-Flor de Nilópolis disse que acha possível o resultado do carnaval do ano que vem terminae empatado com o novo sistema.
Eu acho maravilhoso. Quantas vezes, quando ganha uma determinada escola, a gente não fica se perguntar: a aquela escola não merecia? Sabe por que isso não acontece? Porque, na minha maneira de entender, os envelopeiros, os jurados só fecham os envelopes quando passam a última escola de segunda-feira. Quer dizer, uma escola muito bonita, mas ele não dá nota e fecha o envelopeiro porque ele não sabe o que vem mais atrás. Com certeza vai ter empate. Vai ter duas, até três campeões, como já aconteceu, disse o Neguinho.
Outra novidade anunciada pela Liesa foi a inclusão de mais um dia para o desfile do Grupo Especial. Agora, as agremiações vão passar pela Marquês de Sapucaí no domingo, segunda-feira e terça-feira. Para o novo presidente da Liesa, Gabriel David, a medida foi influenciada pelo atraso nos Desfiles das Campeãs deste ano e pela utilização da iluminação do Sambódromo. O agora ex-diretor de Marketing disse que os tradicionais arrastões, quando o público "invade" a avenida ao término do dia de desfile, estão mantidos.
O principal motivo dos três dias de desfile tem a ver com o que aconteceu no último sábado das campeãs, onde teve um imprevisto no acontecimento, na concentração, e atrasou significativamente a última escola a desfilar. Hoje a iluminação, a mudança de iluminação no Sambódromo, ela afeta diretamente, pelo menos dois quesitos, e indiretamente mais alguns. Quando isso acontece e uma escola tem que desfilar durante a luz do dia, ela perde o impacto direto que a luz tem, comentou o Gabriel David.
O jornalista Aydano André Motta classificou as mudanças como "a maior revolução do Carnaval" desde a construção do Sambódromo, em 1984.
O sorteio da ordem completa dos desfiles será realizado no dia 23 de maio, na Cidade do Samba, na Zona Norte. A Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, vai iniciar o desfile de domingo, em 2 de março de 2025, com a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, iniciando o segundo dia; e a Mocidade, 10ª de 2024, abrindo o último dia de desfile, falou o jornalista.
Com as mudanças, os desfiles das escolas mirins vão ser transferidos para um novo dia da semana, que ainda será escolhido em comum acordo com a organização responsável pelas apresentações das crianças, e com o Poder Público. O Desfile das Campeãs está mantido para o sábado seguinte ao término das apresentações.