Usuários de transporte público com deficiência visual podem utilizar um novo aplicativo de geolocalização que promete facilitar o deslocamento do grupo. A ferramenta foi lançada nesta semana pela Cittamobi, em parceria com o Rio Ônibus.
O aplicativo auxilia os usuários a traçarem rotas, além de indicar o tempo de espera e o ponto em que devem descer. O desenvolvedor do aplicativo, Luiz Eduardo Porto, é deficiente visual e explica que a ferramenta foi a forma que encontrou para solucionar as dificuldades que ele mesmo encontrava:
"A ideia para criação da ferramenta surgiu depois que fiquei 40 minutos esperando no ponto para conseguir embarcar em um ônibus. Se eu tivesse o gps do ônibus eu saberia onde ele estava e não precisaria passar por isso, No dia seguinte, eu fui ver como poderia desenvolver, daí nasceu o aplicativo."
A ferramenta, lançada no Rio na segunda-feira (4), já está disponível e pode ser baixada pelos usuários. Chamado "Cittamobi Acessibilidade", o aplicativo pretende tornar a mobilidade mais humanizada, como destaca o porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente.
"Quando trabalhamos diretamente com pessoas, é preciso que a gente busque facilitar o dia a dia delas. É isso o que a nossa parceria com a Cittamobi vem reafirmando. Nós estamos empenhados em tornar o transporte por ônibus mais inclusivo, mais humano, mais acessível. E esse é só mais um passo do setor nessa direção."
O aplicativo auxilia os usuários, também, no deslocamento de rotas a pé. Além disso, possui um recurso que identifica a passagem entre municípios, em caso de viagens.