Notícias

Transição do novo sistema de bilhetagem no Rio deve durar três meses

Alguns ônibus que circulam pela cidade já podem ser vistos adesivados com o anúncio do "Jáé" novo validador, mas que ainda não está em funcionamento

Por Bruna Navarro

Novo sistema de bilhetagem digital terá início no final de julho
Novo sistema de bilhetagem digital terá início no final de julho
Arquivo/Prefeitura do Rio

Deve durar três meses a transição para o novo sistema de bilhetagem no Rio, que começou nesta sexta-feira. Alguns ônibus que circulam pela cidade já podem ser vistos adesivados com o anúncio do "Jáé" e com um validador novo, mas que ainda não está em funcionamento.  

Os validadores de todo o sistema devem ser ativados durante o período de transição, quando também deve ser realizado o cadastramento das pessoas.

O prazo para começar a funcionar o novo sistema de bilhetagem eletrônica já sofreu alguns atrasos. Inicialmente, a previsão do município era de que o sistema já pudesse ser usado em ônibus municipais, vans legalizadas e nos chamados cabritinhos em novembro do ano passado. Depois, a expectativa era de que já estivesse sendo aceito em todos os modais regulados pela Prefeitura do Rio em abril deste ano.

Ainda não está esclarecido como os clientes de outras cidades que vêm para o Rio terão que fazer na integração dos transportes, uma vez que o sistema vai valer apenas para a capital fluminense. Não se sabe ainda se esse usuários precisarão utilizar dois cartões.

Tópicos relacionados