Em um intervalo de um ano, o número de visitas ao site das Americanas ficou três vezes menor. Segundo dados da consultoria SimilarWeb compilados pelo banco BTG Pactual, no agregado dos sites da companhia, que inclui Americanas, Submarino e Shoptime, a queda foi de 64,6% no mesmo período.
O site americanas.com teve 84,5 milhões de visitas em agosto de 2022. Agora, a mesma página é acessada por cerca de 31 milhões de usuários. Com isso, em fevereiro deste ano, o site foi ultrapassado pelo da Casas Bahia, que atingiu a marca de 47,5 milhões naquele mês.
Os números vêm na esteira do escândalo contábil pelo qual passa a Americanas, quando foram reveladas inconsistências de R$ 20 bilhões em 11 de janeiro de 2023. Já em março, a varejista deu entrada na 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro no pedido de Recuperação Judicial ((para sanar uma dívida, estimada à epoca, em R$ 43 bilhões.
Enquanto os sites da companhia encolheram, os sites de e-commerce pesquisados apresentaram alta de 1,3% no período. Os destaques são o Mercado Livre 243.9 milhões, a Amazon 184.4 milhões e a Magazine Luiza 106.2 milhões.
Os resultados das grandes companhias acompanharam a alta do varejo em 2023. O acumulado do ano até julho ante o mesmo período do ano anterior foi de 1,5%.
Na avaliação dos consumidores, a Americanas conseguiu elevar levemente sua nota perante aqueles que compram seus produtos no e-commerce, nos últimos seis meses. A empresa é avaliada com grau 5.6.