Notícias

Obra filmada no barracão da Viradouro é incluída no Festival de Cannes

Projeto do jornalista Bernardo Costa, finalizado em abril, vai ficar disponível por cinco meses para apreciação e aquisição de produtores, distribuidores e exibidores de todo mundo

Gustavo Sleman

Foi inspirado no trabalho de ferreiros durante os preparativos para os desfiles das escolas de samba que o jornalista Bernardo Costa teve a ideia para a construção daquele que seria o primeiro curta do cineasta. O que ele não imaginava é que a obra, filmada em outubro do ano passado no barracão da Viradouro, acabaria sendo incluída no catálogo de mercado do Festival de Cannes.

Com isso, o filme, finalizado em abril, vai ficar disponível por cinco meses para apreciação e aquisição de produtores, distribuidores e exibidores de todo mundo. Produzido durante a pandemia, o tema abordado em 'Imaginário Carnaval' pode ser observado, segundo Bernardo Costa, como uma metáfora do que a humanidade enfrenta na crise sanitária.

O filme também foi selecionado para o One Shot, festival de curtas independentes da Armênia, que neste ano também vai abordar a questão da guerra na Ucrânia. Para o jornalista, a seleção é motivo de felicidade.

O One Shot Festival tem início no dia 4 de junho. Segundo a organização do evento, os filmes podem ser gravados em celulares e câmeras HD. A competição tem três categorias.