As obras do Hospital Veterinário Municipal em Irajá, na Zona Norte do Rio, começaram nesta quarta-feira (10).
A unidade será construída pela Prefeitura em parceria com a construtora Cury, no prédio que já foi ocupado pela concessionária de telefonia Oi, na Rua Hannibal Porto. O edifício foi doado ao Município pela Cury, em troca de licenças de empreendimentos residenciais na região.
O prefeito Eduardo Paes, que participou da cerimônia de inauguração das obras, afirmou que a unidade será referência.
"Esse era um compromisso nosso. A gente conseguiu fazer um hospital que seja referência. É óbvio que a gente tem duas unidades na cidade que nos orgulham, que funcionam muito bem. Mas era o sonho de ter aqui um hospital de ponta, que vai ser o melhor hospital veterinário do Brasil."
Segundo o vice-diretor da construtora Cury, Leonardo Mesquita, a ideia é que o Hospital Veterinário funcione de forma independente do restante do edifício.
"O hospital Pet vai ficar na parte do térreo, com 800 metros quadrados. A gente vai ter também um anexo, porque a gente tem toda a parte de emergência que vai ter um acesso separado. Então a ideia é ele também poder conviver de uma forma independente com as demais utilizações do prédio."
Ainda durante a cerimônia, a vereadora Rosa Fernandes, que nasceu e mora em Irajá, disse que a unidade veterinária é uma demanda antiga da população da região.
"Uma demanda reprimida. Os moradores dessa região se deslocam pra outros municípios, as vezes 22 km de distância, para atender o seu animal de maneira gratuita. E quem ama animal, sofre igual como se fosse um parente."
A previsão é a de que a unidade fique pronta em agosto desse ano.