Em um intervalo de cinco minutos, a reportagem da BandNews FM flagrou mais de 20 ônibus sem ar condicionado no Centro do Rio. Os coletivos são de linhas que circulam as Zonas Oeste, Norte e Sul.
Vários passageiros que aguardavam uma viagem em um ponto de onibus na Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, na manhã desta quarta-feira (7) denunciaram que coletivos com refrigeração são raros.
A estudante Bruna Campos depende da linha 485 pra chegar ao Fundão, na Zona Norte, e diz que já presenciou uma amiga passando mal devido a falta de ar condicionado dentro do coletivo.
Em novembro, a Prefeitura do Rio criou um canal exclusivo no 1746 para que os passageiros pudessem denunciar ônibus que estivessem com ar condicionado desligado. Até agora o órgão já recebeu mais de 4 mil denúncias e multou 431 veículos. A infração aplicada é no valor de cerca de R$ 531.
No dia 20 de maio de 2022, a prefeitura, os consórcios dos ônibus e o Ministério Público fecharam um acordo de pagamento de subsídio visando a retomada de linhas para atender as áreas menos cobertas por este transporte, visando melhorar as condições para a população. O acordo termina no mês de dezembro, mas a previsão é de que seja renovado para o próximo ano.
O cálculo do valor do subsídio neste ano foi de R$ 1,78, em média, por quilômetro rodado.