Notícias

Operação da PF: duas pessoas são presas por corrupção na saúde pública do RJ

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (26), nos municípios de Rio Claro, Pinheiral, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Volta Redonda e na capital

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

Polícia Federal
Polícia Federal
Reprodução/PF

Duas pessoas são presas em flagrante durante operação da Polícia Federal contra um grupo criminoso acusado de corrupção na saúde pública de Volta Redonda, no Sul Fluminense. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (26), nos municípios de Rio Claro, Pinheiral, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Volta Redonda e na capital.

As investigações começaram em 2020, a partir de uma denúncia anônima sobre irregularidades no processo de dispensa de licitações na contratação de serviços para instalação de equipamentos no hospital de campanha montado na cidade, para o tratamento de pacientes com Covid-19.  

As apurações indicaram desvios de verbas públicas relativas a um contrato de R$ 1,6 milhão. Os investigadores também encontraram indícios de superfaturamento na contratação dos referidos serviços; irregularidades na apresentação de documentos; direcionamento do objeto a ser contratado; conluio entre empresas, agentes políticos e servidores do município; empresas de fachada, entre outras.

Em nota, a prefeitura de Volta Redonda disse que as ações são baseadas na gestão passada, ((que a atual não tem relação com os fatos investigados)) e que vai colaborar nas investigações. 

Tópicos relacionados