O pagamento do IPTU 2023 da cidade do Rio vai poder ser feito através de criptomoedas. Segundo a Prefeitura, empresas especializadas em operações com moedas digitais serão contratadas para fazer a conversão dos ativos digitais em reais, para que o município receba 100% do valor na moeda oficial, sem custos adicionais aos cofres públicos.
As empresas interessadas devem estar credenciadas junto ao município, ter CNPJ, manter o cadastro dos clientes atualizado, de acordo com as determinações do Banco Central, e possuir contrato de prestação de serviço unto a um dos bancos arrecadadores da Prefeitura.
Com o pioneirismo no país neste tipo de pagamento, a Secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, diz que uma avaliação será feita para que o método seja ampliado para outros tributos.
“Nós somos a primeira cidade do Brasil a oferecer aos contribuintes a opção de fazer o pagamento do IPTU por meio de criptomoedas. Então, nesse primeiro momento, será apenas para o IPTU, porque queremos avaliar a demanda pelo cidadão dessa modalidade de pagamento para depois, futuramente, incluir para outros tributos municipais. Este é um posicionamento de vanguarda da Prefeitura do Rio, um estímulo para o mercado de criptoativos e, principalmente, uma comodidade para o contribuinte carioca”, afirma Andrea Senko.