O Produto Interno Bruto do Estado do Rio cresceu 4,1% em 2021, segundo um estudo da Firjan. Entre os setores, a indústria da construção civil se destacou no ano passado, com aumento de 6,7% no PIB. O avanço foi acompanhado pelo bom desempenho do mercado de trabalho no setor, que fechou o ano com saldo positivo de mais 14 mil novas vagas de emprego.
Ainda de acordo com a Firjan, o nível da atividade econômica no Rio está 0,1% acima do período pré-pandemia. Apesar da capital conseguir recuperar as perdas observadas em 2020, o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, destaca que o resultado só não foi melhor porque o setor de serviços da capital teve um desempenho mais fraco.
Ainda segundo a avalição do gerente de estudos econômico Jonathas Goulart, para 2022 a expectativa é positiva para alguns cenários no Estado do Rio.
A indústria de transformação também se destacou, apresentando forte retomada na produção e recuperando o nível de 2019. O setor cresceu 6,2% em 2021, mesmo diante de um cenário marcado pela falta de insumos.
O estudo ressalta o desempenho positivo do segmento automotivo, impulsionado pelo aumento das exportações de veículos, e dos segmentos da metalurgia e de fabricação de produtos farmacêuticos.
Já a indústria extrativa, que tem o maior peso na indústria fluminense, registrou forte desaceleração na produção de óleo e gás no ano passado. Depois de ser o único setor a ter desempenho positivo em 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19, o nível de produção se estabilizou em 2021 (0,3%).
Num contexto geral, os especialistas apontam que a expectativa de crescimento para economia do estado do Rio em 2022 é 2%.