Notícias

Polícia Militar lança projeto Vila Isabel Segura

Segundo dados da UPP. 480 pessoas estão ligadas ao crime organizado no morro do Macacos

João Boueri*

Outros bairros já possuem programa de segurança presente
Outros bairros já possuem programa de segurança presente
Reprodução/BandNews FM

460 pessoas estão ligadas ao crime organizado do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, segundo um documento interno da Unidade de Polícia Pacificadora do local. A comunidade vive há uma semana uma guerra de traficantes rivais. Nesta terça-feira (17), mesmo sem confronto registrado durante a manhã, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas em nove escolas de Vila Isabel para garantir a segurança das crianças e funcionários.

Diante dos episódios de violência, a PM lançou o projeto "Vila Isabel Segura", documento que solicita ao Governo do Estado a compra de equipamentos eletrônicos para aprimorar o sistema de inteligência, como drones, câmeras profissionais e novos computadores. 

O documento prevê a necessidade de um investimento de R$ 160 mil. No entanto, segundo a própria cooporação, a falta de mão de obra especializada para operar as novas tecnologias seria um obstáculo.

O comando da UPP dos Morro dos Macacos também solicitou novos dez fuzis para aumentar a ostensividade da Polícia. 

Para o coordenador do Laboratório de Análise da Violência da UERJ, Doriam Borges, investir em inteligência é necessário, mas também pensar em como será a utilização dos novos equipamentos com o fluxo de informações que vão ser geradas. 

Os moradores da região enfrentaram tiroteio intenso na semana passada e na segunda-feira (16), após confronto entre criminosos rivais. Na última sexta-feira, o catador de recicláveis Eduardo da Cruz Guimarães, de 28 anos, foi baleado e morreu.

Em nota, a Polícia Militar disse que segue com policiamento no Morro dos Macacos. 141 agentes de segurança atuam na UPP da região.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Tópicos relacionados