Praça da Bandeira, sem bandeira: moradores questionam ausência do símbolo que dá nome ao bairro

O mastro está vazio há 18 dias, gerando preocupação e perguntas de moradores do local

Por João Tuasco (sob supervisão)

Praça da Bandeira, sem bandeira: moradores questionam ausência do símbolo que dá nome ao bairro
Bandeira da Praça da Bandeira
Reprodução

Após questionamentos de ouvintes da BandNews FM que moram na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, sobre a ausência do símbolo nacional da praça que dá nome ao bairro, a Secretária Municipal de Conservação afirma que a bandeira vai ser recolada na próxima semana.

O mastro está vazio há 18 dias, gerando preocupação e perguntas de moradores do local. O presidente da Associação de Moradores da Praça da Bandeira, Mauro Sérgio, teme que a bandeira não seja reposta.

Qual é o motivo para 18 dias a praça que dá nome ao bairro Praça da Bandeira estar sem a bandeira nacional? Esperamos que não tenhamos a surpresa da prefeitura colocar uma bandeira que não seja nacional como já aconteceu. Nós temos a certeza que nenhuma bandeira pode e deve ser mais importante do que a nossa.

O historiador Rodrigo Rainha explica a criação da Praça da Bandeira tem origem justamente por causa do símbolo nacional:  

A praça da bandeira foi criada com a ideia de ser local em que se honre, se fale da bandeira Finalzinho da década de 40, início da década de 50 Saindo da Segunda Guerra Mundial, o presidente é um militar, dutra, o Rio de Janeiro é capital Então criar ícones nacionalistas era algo ainda muito recorrente Antes disso, aquela região era a saída do centro e a entrada para o interior do Rio de Janeiro era muito marcada Isso é uma área de mangue, não à toa, com os problemas de alagamento ali na região.

Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação, responsável pela manutenção e troca do pavilhão, afirma que, após um vendaval, a bandeira foi avariada e uma nova vai ser colocada no local.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais