O preço do aluguel bateu recorde no Rio de Janeiro e cresceu 11,8% no último ano. Os valores são os mais altos registrados na série histórica do Índice Quinto Andar, divulgado nesta quinta-feira.
Quem procura apartamento para alugar sabe bem disso. A produtora de eventos Alyne Maryele queria sair da casa da mãe, mas bastou pesquisar para perceber que os planos teriam que ser adiados mais uma vez.
Em maio, a média do m² no Rio foi de cerca de R$ 33, a maior desde 2019. Nos últimos seis meses, somente a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, registrou queda no preço. Os demais 22 bairros analisados tiveram valorização. O que teve maior alta foi Ipanema, com cerca de 30%, seguido por Leblon, com 18%, e Taquara, com 13%.
Segundo o gerente de dados do quinto andar, Thiago Reis, os valores estão mais altos do que antes da pandemia.
A pesquisa também mostra uma diferença no valor dos anúncios e do contrato fechado. A negociação tem gerado um desconto de quase 10% para alguns inquilinos.
No mês passado, também houve uma valorização de apartamentos de um, dois ou três dormitórios. A procura por imóveis com um quarto tem se concentrado na Zona Sul e quem busca por mais espaço opta pela Zona Norte e Oeste.