A Prefeitura de Maricá iniciou o processo de demolição de quiosques localizados na Orla da Praia de Itaipuaçu há pelo menos 33 anos.
Nessa segunda-feira (26), os funcionários do espaço Sunset esvaziaram o imóvel. Durante a demolição, que ocorreu no mesmo dia, o proprietário do quiosque passou mal e precisou de atendimento médico.
Outros três quiosques também seriam destruídos, mas uma liminar da Justiça que determina um levantamento dos gastos e investimentos nos imóveis adiou a demolição. Os donos afirmam que só foram notificados sobre o processo há dois meses.
Proprietário do quiosque "Sobre as ondas", Very Pinto da Silva Júnior afirma que com a situação instável, os proprietários não sabem como ficará o futuro dos estabelecimentos.
Ainda de acordo com Very Júnior, os donos conseguiram, em 1993, uma concessão de 10 anos. No entanto, o processo não foi renovado. Uma decisão da Justiça Federal decidiu que por terem sido construídos em espaços públicos, os quiosques precisam ser demolidos.
A Prefeitura de Maricá afirmou que um estudo técnico foi realizado para identificar os quiosques que estão dentro dos limites da determinação judicial e que, em seguida, vai notificá-los informando o conteúdo da ação e a necessidade de desocupação para demolição.
O Município disse que ao mesmo tempo em que se vê cumpridor do que determina o judiciário, se solidariza pelos impactos causados e afirmou que realiza tratativas com o Governo Federal para assumir a gestão dos espaços nas praias de Maricá.
A BandNews FM ainda aguarda um posicionamento do Governo Federal.