A Prefeitura do Rio decide que não vai mais restringir a circulação de caminhões na Avenida Brasil. A decisão foi tomada durante uma reunião nesta quinta-feira (15), no Centro de Operações Rio.
A medida, que teria início neste fim de semana, limitava o tráfego dos caminhões na via expressa a determinados horários, para evitar retenções em alguns trechos e faixas. No entanto, os caminhoneiros foram contra a decisão, alegando que a medida causaria problemas de logística e de segurança. Eles realizaram uma manifestação na última segunda-feira (11).
Diante das reclamações, a Prefeitura, em um primeiro momento, optou por adiar o início das restrições, até chegar a decisão de cancelar em definitivo a medida.
Durante a reunião de ontem, a Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transporte e da Logística apresentou uma pesquisa encomendada por eles, que concluiu que o ganho de tempo com as restrições aos caminhões na Avenida Brasil seria de apenas 1,39%.
Agora, a Prefeitura vai fazer um acompanhamento mensal do fluxo de trânsito, para analisar se será necessário tomar alguma medida futuramente para melhorias no fluxo de veículos.