Prefeitura do Rio vai investir R$ 64 mi no setor audiovisual

Verba será destinada através de novo programa de fomento

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

Prefeitura do Rio vai investir R$ 64 mi no setor audiovisual
As inscrições vão até 25 de agosto
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio lança o Pró Carioca Audiovisual, programa de fomento à produção audiovisual na cidade. Com o projeto, o município vai investir mais de R$ 64 milhões no setor, por meio da RioFilme, empresa que integra a Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com a pasta, o valor vai ser custeado por recursos municipais e pela Lei Paulo Gustavo. Este é o maior investimento distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a criação, em 1992.

As inscrições vão até 25 de agosto.

Nesta quarta-feira (26), representantes da empresa apresentaram investimentos previstos nos cinemas de rua, em formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.  

O secretário de cultura, Marcelo Calero, afirma que os cinemas de rua foram prejudicados pela pandemia, mas que os recursos da Lei Paulo Gustavo estão viabilizando mudanças no cenário.

A RioFilme também vai seguir investindo em outros eventos de grande impacto para o setor, como o Festival do Rio e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.  

O diretor-presidente da empresa, Eduardo Figueira, afirma que o objetivo é atrair mais produções internacionais pro mercado audiovisual carioca.

Mas para o produtor, roteirista e diretor Gustavo Colombo, algumas linhas da categoria ainda precisam ser incluídas nos projetos de investimento. 

Os editais priorizam grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.

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