A Prefeitura do Rio lança o Pró Carioca Audiovisual, programa de fomento à produção audiovisual na cidade. Com o projeto, o município vai investir mais de R$ 64 milhões no setor, por meio da RioFilme, empresa que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com a pasta, o valor vai ser custeado por recursos municipais e pela Lei Paulo Gustavo. Este é o maior investimento distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a criação, em 1992.
As inscrições vão até 25 de agosto.
Nesta quarta-feira (26), representantes da empresa apresentaram investimentos previstos nos cinemas de rua, em formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.
O secretário de cultura, Marcelo Calero, afirma que os cinemas de rua foram prejudicados pela pandemia, mas que os recursos da Lei Paulo Gustavo estão viabilizando mudanças no cenário.
A RioFilme também vai seguir investindo em outros eventos de grande impacto para o setor, como o Festival do Rio e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
O diretor-presidente da empresa, Eduardo Figueira, afirma que o objetivo é atrair mais produções internacionais pro mercado audiovisual carioca.
Mas para o produtor, roteirista e diretor Gustavo Colombo, algumas linhas da categoria ainda precisam ser incluídas nos projetos de investimento.
Os editais priorizam grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.