Prefeitura inicia busca ativa por cariocas que não completaram o ciclo vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde vai usar os cadastros para conseguir mapear quem ainda não se vacinou

Por Agatha Meirelles

Dados da pasta indicam que 25% da população apta não voltou depois da segunda dose Tony Oliveira/Agência Brasília
Dados da pasta indicam que 25% da população apta não voltou depois da segunda dose
Tony Oliveira/Agência Brasília

Diante da baixa procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19 e da alta no número de casos da doença, a Prefeitura do Rio deu início à busca ativa por cariocas que não completaram o ciclo vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde vai usar os cadastros para conseguir mapear quem ainda não se vacinou. 

Dados da pasta indicam que 25% da população apta não voltou aos postos de saúde depois da segunda dose da vacina contra o coronavirus.

Em relação à terceira dose, o número é ainda mais preocupante: apenas 34% do público adulto tomou o reforço. Nesta quarta-feira (16), os postos de saúde estavam cheios por pessoas procurando testes. A Samira Coelho, por exemplo, começou com os sintomas e correu para testar.

Atualmente, 92% dos internados no Rio por causa da doença não tomaram a dose de reforço. Com a alta dos casos, a Jacinta Maria decidiu que já tinha passado da hora de tomar a segunda dose da vacina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 1.6 milhões cariocas não voltaram aos postos para completar a imunização. A tentativa, agora, é de reverter esse quadro, como explica o secretário municipal de Saude, Daniel Soranz.

Nesta quinta-feira (17), bebês de 6 meses até crianças de 4 anos com comorbidades e deficiência vão começar a receber a Pfizer pediátrica. As doses foram liberadas pelo Ministério da Saúde e começam a ser distribuídas no Rio.

Mais notícias

Carregar mais