Notícias

Prefeitura lança a #AgendaCidadeUNICEF com ações a crianças e adolescentes

Entre ações previstas, está prevista a busca ativa de crianças e adolescentes fora do ambiente escolar, capacitação, vagas de aprendiz e estágio para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

João Boueri*

Prefeitura lança a #AgendaCidadeUNICEF com ações a crianças e adolescentes
Prefeitura lança a #AgendaCidadeUNICEF com ações a crianças e adolescentes
Divulgação/Unicef

A iniciativa #AgendaCidadeUNICEF é lançada pela Prefeitura do Rio em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. A expectativa é que mais de 67 mil crianças e adolescentes, entre 0 e 19 anos, da Pavuna, na Zona Norte, sejam beneficiadas com atividades nas áreas da educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra a violência, saúde e bem-estar até 2024.  

Entre ações previstas, está prevista a busca ativa de crianças e adolescentes fora do ambiente escolar, capacitação, vagas de aprendiz e estágio para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Um levantamento de indicadores relacionados à infância e à adolescência na região também será realizado para monitoramento dos resultados.

O secretário de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, Tony Chalita, o bairro foi escolhido para a iniciativa a partir de um levantamento do Instituto Pereira Passos (IPP).

O programa foi criado com base no direito das crianças e dos adolescentes. A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, foi o local escolhido pela Prefeitura para receber o lançamento da iniciativa nesta quinta-feira (26).  

O acordo de cooperação foi assinado pela Secretária de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio e pela representante da Unicef no Brasil, Florence Bauer, que detalhou como a iniciativa é implantada nos territórios mais vulneráveis.  

Em março, a Prefeitura do Rio criou um comitê intersetorial que envolve 12 secretarias e o UNICEF para definir o plano de ação para os próximos três anos em relação à situação das crianças e adolescentes que residem no município.  

A #AgendaCidadeUNICEF agora está presente em oito capitais brasileiras e alcança mais de 8 milhões de crianças e adolescentes.

Tópicos relacionados