Notícias

Presidente da Cet-Rio afirma esperar adaptação de motoristas com a Av. Brasil

As declarações foram dadas nesta terça-feira (16), durante a segunda audiência pública sobre o tema convocada pela Comissão de Transportes da Câmara Municipal do Rio

Por Daniel Henrique

Av. Brasil
Av. Brasil
BandNews FM

O presidente da Cet-Rio afirma que espera que os motoristas de carros de passeio se adaptem às restrições na Avenida Brasil no horário de rush, com as faixas exclusivas do BRT. A partir do dia 23, os automóveis vão poder usar as pistas das 10h às 16h e das 20h às 5h nos dias úteis.

No entanto, segundo Joaquim Dinis, a flexibilização não será estendida para horários mais cedo, para não interferir na locomoção dos usuários de transporte público.

Os caminhões não estão incluídos na flexibilização por causa da proximidade com os veículos do BRT na calha exclusiva, o que poderia causar acidentes, segundo a Prefeitura.

As declarações foram dadas nesta terça-feira (16), durante a segunda audiência pública sobre o tema convocada pela Comissão de Transportes da Câmara Municipal do Rio.

O presidente da Cet-Rio, Joaquim Dinis, disse ainda que as medidas visam a manter a qualidade do BRT TransBrasil.

 "Pro BRT TransBrasil, é fundamental que você tenha o serviço expresso nesse horário de pico. Então, por conta disso não se pensou em mexer niosso, porque aí eu vou afetar a qualidade do BRT TransBrasil, aí eu vou ter mais um ator da Avenida Brasil que não vai estar sendo bem atendido. A gente vai analisar esses dados a partir do dia 23 e, a partir disso, se for necessário mais algum ajuste, não tenho nada pra informar nesse momento, vai se aplicar. Qual a expectativa? Que uma parte dos veículos busque essa adaptação a partir desse horário."

Dessa vez, além de Joaquim Dinis, a secretária de Transportes, Maína Celidônio, também participou da sessão. Na audiência pública da última terça-feira (9), a ausência de um representante da Prefeitura foi criticada pelos vereadores.

A Comissão de Transportes da Câmara enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Transportes com sugestões para solucionar o trânsito na Avenida Brasil. Entre elas, estão a melhora na sinalização de ruas internas, que têm servido para desafogar o fluxo intenso de veículos, e a criação de baias em pontos de ônibus nas pistas laterais, para que o embarque e desembarque não ocupe uma das faixas.

Tópicos relacionados