Presidente do STF critica divulgação de notícias falsas sobre RS

O estado foi atingido por enchentes que deixaram mortos e milhares de desabrigados

Por João Boueri

Presidente do STF critica divulgação de notícias falsas sobre RS
Luís Roberto, classificou como "derrota do espírito" a disseminação de notícias falsas
Reprodução/Rádo Bandeirantes

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, classificou como "derrota do espírito" a disseminação de notícias falsas sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. A declaração foi dada nesta terça-feira (14), durante um encontro com representantes do judiciário dos países que integram o G20. A sessão debateu a utilização da inteligência artificial na Justiça.  

A Polícia Federal investiga o compartilhamento de fake news relacionadas a tragédia no Sul do país. Segundo o Ministério da Justiça, ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas serão apurados.  

O estado foi atingido por enchentes que deixaram mortos e milhares de desabrigados.  

O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, criticou a propagação de notícias falsas em relação aos eventos climáticos do Rio Grande do Sul.

Isso que aconteceu em relação aos eventos do Rio Grande do Sul é uma derrota do espírito, as pessoas difundirem desinformação e se preocuparem com pequenos miúdos proveitos políticos no meio da tragédia. É inacreditável que a motivação política faça com que se tripudie sobre mortes, sobre esse momento dramático. A gente precisa se comprometer com essa desinformação maldosa como o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.

Barroso também destacou a necessidade de regular as plataformas digitais e disse que algumas estão aliadas a um movimento de extrema direita no mundo.

Existem muitos riscos e uma discussão sobre regular a inteligência artificial para proteger direitos fundamentais, para proteger a democracia. O mundo inteiro anda discutindo como regular as plataformas digitais para impedir que o ódio, a mentira, a desinformação e a perversidade contaminem a vida civilizada. Portanto, as plataformas precisam se comprometer com o enfrentamento do deep fake. Algumas estão ganhando consciência do mal que podem fazer para a humanidade e do desprestígio para si só. E algumas estão articuladas a um movimento de extrema direita global.

Na segunda-feira (13), os representantes das Supremas Cortes e dos Tribunais Constitucionais dos países integrantes do G20 discutiram sobre "Litigância Climática e Desenvolvimento Sustentável". O presidente do STF também abriu a sessão e mencionou a situação do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, os participantes definiram as mudanças climáticas como globais e que a situação ameaça a humanidade. O papel da atuação do judiciário na garantia da proteção ao meio ambiente foi questionado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais