Notícias

Prévia da inflação em junho fica em 0,69%, de acordo com IBGE

Resultado é 0,10 ponto percentual menor do que o do mês anterior

Thuany Dossares

IBGE divulga novos dados sobre a inflação
IBGE divulga novos dados sobre a inflação
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A prévia da inflação de junho ficou em 0,69% em junho.  

O resultado foi 0,10 ponto porcentual menor que o do mês anterior. As informações foram divulgadas pelo IBGE nesta sexta-feira (24).  

O maior impacto veio dos Transportes, que alcançou a taxa de 0,84%, o que representa uma desaceleração em relação a maio.  

O resultado foi obtido com a queda nos preços dos combustíveis, que haviam subido 2,05% no quinto mês do ano. Embora o óleo diesel tenha subido, o etanol e a gasolina caíram.  

A colunista da BandNews FM, Juliana Rosa, explica que altas em combustíveis são preocupantes, porque impactam outros setores.  

Ainda de acordo com o IBGE, todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta neste mês. A maior variação aconteceu no setor de vestuário, seguido de saúde e cuidados pessoais.  

Este último grupo foi influenciado pela alta nos preços dos planos de saúde e nos produtos farmacêuticos.  

Quanto às regiões, todas as áreas pesquisadas tiveram alta em junho. A maior variação ocorreu em Salvador, especialmente por conta da gasolina e do reajuste de 20,97% nas tarifas de energia elétrica. Já o menor resultado foi verificado em Belém, onde houve queda nos preços do açaí e da gasolina.

Para o cálculo do IPCA-15, o IBGE coletou preços entre 14 de maio e 13 de junho, e comparou com os vigentes de 14 de abril a 13 de maio.