Produção industrial registra queda em estados do país

Em 12, dos 15 locais pesquisados, na passagem de agosto para setembro, o índice nacional sofreu recuo de 0,7%

Por Priscila Xavier

O Estado de São Paulo representa aproximadamente 34% da concentração industrial Reprodução/Agência Brasil
O Estado de São Paulo representa aproximadamente 34% da concentração industrial
Reprodução/Agência Brasil

A Produção Industrial registra queda em 12 dos 15 locais pesquisados, na passagem de agosto para setembro, quando o índice nacional sofreu recuo de 0,7%. Dez estados ficaram abaixo da média nacional. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (8), pelo IBGE.

O setor de alimentos influenciou o índice negativo em oito estados. Segundo o IBGE, o impacto pode ser explicado pela inflação nos preços de produtos que compõem a cesta básica, o que afeta a cadeia produtiva. Além dos alimentos, produtos derivados do petróleo também influenciaram o índice negativamente.

O estado de São Paulo São Paulo representa aproximadamente 34% da concentração industrial e, em setembro, está cerca de 24% abaixo do patamar mais alto, atingido em março de 2011. Na comparação com os resultados pré-pandemia, o estado está 2,5% abaixo de fevereiro de 2020.

Em contrapartida, dois estados do nordeste registraram taxas positivas. O Ceará teve crescimento de 3,7%, eliminando as perdas acumuladas na passagem de junho para agosto, e Pernambuco, com alta de 2%, intensificou o resultado positivo apresentado em agosto. 

Mais notícias

Carregar mais