O número de homicícios dolosos, quando há intenção de matar, do mês de maio deste ano foi o menor dos últimos 31 anos, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.
Em relação aos primeiros cinco meses do ano, o crime também apresentou queda de 17%, na comparação com o mesmo período de 2021 no Estado do Rio.
A letalidade violenta nas ruas do Estado também registrou queda de 20% de janeiro a maio deste ano, na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado, assim como as mortes por intervenção de agente do Estado que caíram 22%.
Em maio, os roubos de carga apresentaram queda de 21% e houve aumento de 4% nos roubos de veículos. A comparação é com o mesmo mês de 2021.
O roubo de rua registrou redução de 15% de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entretanto, em regiões da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, como Catumbi, Cidade Nova, Rio Comprido, São Cristóvão e parte do Centro, o índice apresentou crescimento de mais de 25% entre abril e maio deste ano.
*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho