Começa nesta quarta-feira (08) a XII Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro.
Ao todo serão três concertos, nos dias 9, 10 e 11, e duas master classes, no dia 8: uma de trompa com Boštjan Lipovšek e outra de flauta com Milena Lipovšek.
O evento é promovido pela produtora Brasil Classical e tem a direção artística de Simone Leitão, uma das pianistas mais renomadas da atualidade.
O festival já trouxe para o Brasil dezenas de intérpretes dos mais variados instrumentos e vozes de mais de 30 países diferentes, além de revelar grandes talentos brasileiros.
As apresentações serão no ilustre Teatro Copacabana Palace, nos dias 9 e 11 de novembro, às 20h00. A noite de concertos, no dia 9, trará Sergei Rachmaninoff - Celebração de 150 anos, Wolfgang A. Mozart, Johannes Brahms, Dorival Caymmi - Sábado em Copacabana e Astor Piazzola. A pianista brasileira, fundadora e diretora da SIMC Rio, Simone Leitão, irá se unir ao violoncelista Aare Tammesalu, trompista Boštjan Lipovšek, violinista brasileiro Daniel Guedes e violoncelista brasileiro Lucas Santos.
No dia 10, na Sala Cecília Meireles, se apresentarão o trompista Boštjan Lipovšek, o violinista Daniel Guedes, a flautista Milena Lipovšek, o oboísta brasileiro Rodrigo Herculano, o clarinetista brasileiro Cristiano Alves, o fagotista Jeferson Souza, além da pianista Simone Leitão. Lá, serão executados Johannes Brahms, Heitor Villa-Lobos - Sopros e Francis Poulenc - Sexteto para piano e sopros.
O festival termina no dia 11, sábado, no Teatro Copacabana Palace.
Os ingressos para os concertos do Teatro Copacabana Palace estão disponíveis na plataforma Sympla e para o concerto da Sala Cecília Meireles os ingressos estão disponíveis no site da FUNARJ/Eleven Tickets.
Realizado pela Brasil Classical e Sala Cecília Meireles, o festival conta com o patrocínio do Copacabana Palace, além de doações de amigos da Música da Câmara de São Paulo e do Rio de Janeiro. A SIMC também promove concertos didáticos para escolas públicas, com transporte, lanche e um grande espetáculo feito especialmente para que as próximas gerações de todas as realidades sociais sejam transformadas pela música de concerto.