São Paulo, Minas Gerais e Rio lideram ranking de abertura de empresas no Brasil

Segundo o Ministério da Economia, os três estados somados são responsáveis por 1 milhão e 743 mil novas empresas

Por João Boueri

Setor de cabeleireiros, manicure e pedicure lidera os modelos de negócio no Rio Elza Fiúza/Agência Brasil
Setor de cabeleireiros, manicure e pedicure lidera os modelos de negócio no Rio
Elza Fiúza/Agência Brasil

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o ranking de abertura de empresas no Brasil. A lista engloba o período entre janeiro e 20 de dezembro.  

Os três estados somados são responsáveis por cerca de 1 milhão e 743 mil novas empresas. Os dados são do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.  

De acordo com o estudo, mais de 295 mil negócios foram abertos no Rio de Janeiro, que também é o terceiro com o maior número de empresas fechadas, índice que ultrapassa 120 mil. Atualmente, cerca de 1 milhão e 755 mil estão ativos no estado.

Os três modelos de negócio com mais números de cadastros no Rio são do setor de cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar.

No país, mais de 3 milhões e 600 mil empresas foram abertas em 2022. O tempo médio de abertura das empresas é de 1 dia e 11 horas. O estado do Rio de Janeiro segue próximo à média nacional apenas com cerca de três horas a mais.

Mais notícias

Carregar mais