Notícias

Secretário de Segurança Pública do Rio pede desculpas a coronel durante posse

Victor Santos pediu a exoneração de Pires ao governador, mas afirmou que a notícia se tornou pública de maneira não planejada

Por Bruna Navarro

Posse novo secretário
Posse novo secretário
Reprodução

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, pediu desculpas publicamente ao coronel Luiz Henrique Marinho Pires, ex-secretário da Polícia Militar, pelo que classificou como constrangimento causado com a repercussão da saída dele do cargo. Victor Santos pediu a exoneração de Pires ao governador, mas afirmou que a notícia se tornou pública de maneira não planejada. Ele ainda agradeceu o trabalho do agora ex-secretário.

As falas foram dadas nesta quarta-feira (24), durante a posse do novo secretário, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira, na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap, Zona Oeste do Rio.

Luiz Henrique Pires estava na posição desde agosto de 2021 e foi exonerado na semana passada do cargo de secretário de Polícia Militar. Ele ficou de rosto virado e não aplaudiu após o discurso do chefe da pasta de Segurança. Victor Santos disse ainda que sempre buscou a justiça e a honra.

Pedir desculpas ao coronel Henrique pela forma como se deu, não foi o previsto, não era o combinado e a minha gestão como policial sempre foi justiça, honra e verdade e humildade também. Então não tenho nenhum problema de buscar aqui e pedir desculpa ao senhor. Não lhe procurei antes porque não adianta toda essa exposição na mídia eu pedir desculpas ao senhor no seu gabinete pessoalmente, faço aqui publicamente e peço desculpas ao senhor.

O coronel Marcelo de Menezes foi nomeado ao cargo na última quinta-feira (18) e está na instituição há 34 anos. Ele já comandou diversas unidades e, segundo o governador Cláudio Castro, possui vasta experiência como chefe de sessões de planejamento, inteligência, operacionais e administrativas.

Marcelo de Menezes falou pela primeira vez à imprensa e disse que o assunto da escolha do nome dele é uma página virada. Ele afirmou ainda que trabalhará com foco no reforço de patrulhamento e no aumento da sensação de segurança da população.

 A escolha foi uma escolha técnica, entendo que isso é uma página virada, a gente tem muito trabalho pela frente, a sociedade merece o nosso trabalho e espera muito de nós, é o que nós vamos trabalhar. E quero afirmar também o reforço no patrulhamento, o firme propósito da nossa gestão em aumentar a sensação de segurança, como bem disse o nosso governador Claudio Castro.

Tópicos relacionados