O Sesc RJ anunciou a criação de um centro de atendimento para pessoas com deficiência. A novidade foi comunicada durante o 1º Fórum Sesc de Educação Inclusiva do Rio de Janeiro, realizado nesta terça-feira (22), na unidade de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Segundo o assessor de Educação do Sesc RJ, Gabriel Chalita, a ideia é não apenas realizar o atendimento inclusivo, como também formar professores da rede pública no ensino especializado. Ele explica a importância da heterogeneidade na educação.
O local vai atender principalmente pessoas com autismo e síndrome de down, tanto crianças, quanto adultos, com uma perspectiva multidisciplinar de valorização das potencialidades de cada indivíduo. A ativista e autista Junny Freitas, coordenadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, diz que o espaço será muito importante para a disseminação do tema, que precisa ser mais discutido. Ela conta que não teve apoio de profissionais capacitados durante sua formação.
O Sesc está aberto para participação da sociedade na construção de um documento que direcione as ações de implementação do projeto, visando principalmente o acesso gratuito e de qualidade para Pessoas com Deficiência.