Notícias

Sistema de iluminação e internet do Cristo Redentor sofre danos após raios

Apesar disso, o monumento funciona normalmente e a estrutura não foi danificada

Por Mariana Albuquerque

Cristo Redentor teve danos após chuvas e raios
Cristo Redentor teve danos após chuvas e raios
Reprodução

Todo o sistema de iluminação e internet do Cristo Redentor sofreu danos após as chuvas e raios deste fim de semana. Apesar disso, o monumento funciona normalmente e a estrutura não foi danificada. O momento em que a cabeça do Cristo é atingida por um raio foi captada pelo fotógrafo Fernando Braga, que viralizou nas redes sociais e na mídia nacional e internacional. As fotos fora compartilhadas, inclusive, por celebridades, como Will Smith e Viola Davis.  

Houve queima das luzes que iluminam o Cristo e das luzes da Capela Nossa Senhora Aparecida. Alguns equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, também queimaram. Uma avaliação foi feita por uma equipe técnica, neste fim de semana, que descartou a presença de danos na estrutura. Alpinistas participaram da análise neste domingo.  

Em 2021, houve a instalação de um nova coroa de proteção contra descargas elétricas. A obra foi realizada no "Projeto 90 Anos Cristo Redentor - Restauros emergenciais, manutenção preventiva e obras emergenciais, fase 1", que tratou de parte das obras emergenciais.

Pelas redes sociais, Fernando Braga disse que ficou três horas, com a máquina fotográfica, tirando uma sequência de mais de 500 fotos em longa exposição, até que o momento com o raio na cabeça do Cristo foi capturado. Braga agradeceu o carinho dos internautas e destacou a perseverança no trabalho. Ele disse que tentou registrar o momento diversas vezes, mas nunca tinha conseguido.

Tópicos relacionados