A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB classifica como dramática a situação da SUIPA, espaço com 80 anos de história que abriga atualmente mais de 2.200 animais, a maioria cães e gatos. Um levantamento do órgão aponta que a sociedade tem mais de R$ 100 milhões de dívidas acumuladas.
Caso seja decretado o fechamento da instituição, as doenças provocadas pelo abandono dos animais podem provocar a proliferação de zoonoses, doenças que são transmitidas aos seres humanos pelos animais.
O presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso, comentou a situação da SUIPA.
A OAB vistoriou o local na manhã desta segunda-feira para consolidar o relatório que será apresentado na audiência pública a favor da manutenção da instituição com sugestões para a melhora das condições do espaço. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, as18h.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro disse que vistoriou no mês passado a SUIPA e constatou que a instituição não possui médico-veterinário como responsável técnico desde o fim de 2021. Além disso, o órgão se posicionou a favor da retirada dos animais do local e que, caso seja necessário, entende que o espaço deve ser interditado.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes