Oito das nove tarifas cobradas no Aeroporto Santos Dumont em voos comerciais de passageiros são mais caras do que no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em sete das cobranças, a diferença entre os dois terminais passa de 37%.
No caso da taxa cobrada pelo tempo que os aviões ficam parados no aeroporto, o Galeão fica 40% mais barato às companhias aéreas.
Para os passageiros, o terminal da Zona Norte do Rio também sai mais em conta. Enquanto no Santos Dumont a tarifa de embarque internacional custa quase R$ 74, no Galeão a cobrança é de R$ 54. Já na tarifa de embarque para voos domésticos, a diferença é de 1,2%.
A taxa de conexão, exigida das empresas quando o passageiro precisa desembarcar de um avião e embarcar em outro voo, é a única mais cara no Aeroporto Internacional: 9,3% a mais.
A limitação de voos no Santos Dumont tem sido cobrada por autoridades fluminenses como uma forma de reverter o esvaziamento do Galeão. Apesar disso, o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, acredita que tarifas mais baratas não são suficientes para estimular, sozinhas, a migração de voos entre os aeroportos.
Além das tarifas aeroportuárias, o ICMS cobrado sobre o querosene de aviação também é menor no Aeroporto Internacional. Enquanto no Santos Dumont a alíquota é de 13%, no Galeão ela pode chegar a 7%. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, os gastos com combustível são a maior despesa das empresas aéreas, responsáveis por mais de um quarto dos custos.
A cobrança diferenciada do imposto foi estabelecida por uma lei sancionada em 2021 e vale até 2035. A redução do ICMS é progressiva e beneficia principalmente as empresas que transportam mais passageiros a partir do Galeão. As companhias que oferecem pelo menos 90 mil assentos semanais saindo do aeroporto são tributadas em 7%.
Para tentar equilibrar a operação dos dois terminais, o Ministério de Portos e Aeroportos ainda estuda uma maneira legal de limitar o número de voos no Santos Dumont, mas a Gol e a Latam já anunciaram novas rotas para o Galeão a partir de outubro.
Veja as tarifas cobradas em cada aeroporto
Tarifa de embarque doméstica (paga pelo passageiro)
Santos Dumont: R$ 42,29 por passageiro
Galeão: R$ 41,80 por passageiro
Diferença: 1,2% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de embarque internacional (paga pelo passageiro)
Santos Dumont: R$ 74,89 por passageiro
Galeão: R$ 54,47 por passageiro
Diferença: 37,5% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de conexão
Santos Dumont: R$ 12,95 por passageiro
Galeão: R$ 14,16 por passageiro
Diferença: 9,3% mais barato no Santos Dumont
Tarifa de pouso doméstico
Santos Dumont: R$ 13,25 por tonelada
Galeão: R$ 9,63 por tonelada
Diferença: 37,6% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de pouso internacional
Santos Dumont R$ 35,30 por tonelada
Galeão: R$ 25,68 por tonelada
Diferença: 37,5% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de permanência em pátio de manobras (voo doméstico)
Santos Dumont: R$ 2,61 por tonelada por hora
Galeão: 1,90 por tonelada por hora
Diferença: 37,4% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de permanência em pátio de manobras (voo internacional)
Santos Dumont: R$ 7,04 por tonelada por hora
Galeão: R$ 5,13 por tonelada por hora
Diferença: 37,2% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de permanência em área de estadia (doméstico)
Santos Dumont: R$ 0,56 por tonelada por hora
Galeão: R$ 0,40 por tonelada por hora
Diferença: 40% mais caro no Santos Dumont
Tarifa de permanência em área de estadia (internacional)
Santos Dumont: R$ 1,44 por tonelada por hora
Galeão: R$ 1,04 por tonelada por hora
Diferença: 38,5% mais caro no Santos Dumont