Notícias

Teleférico do Alemão ainda não tem data para começar a operar

poucos dias do fim das intervenções, 95% da reforma das seis estações já foram concluídas

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Complexo do Alemão
Complexo do Alemão
Rafael Campos/ Governo do Rio

Apesar da previsão de conclusão das obras em dezembro, o Teleférico do Alemão ainda não tem data para começar a operar. A poucos dias do fim das intervenções, 95% da reforma das seis estações já foram concluídas. A informação foi confirmada à BandNews FM pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), responsável pelas intervenções.

O prazo para a entrega termina em 8 de dezembro. O local ficou paralisado sem receber intervenções por 7 anos. Primeiro, o prazo para a conclusão das obras era 12 de janeiro. Depois, passou para 12 de maio e ainda para 10 de agosto.

Segundo o Governo, após a conclusão das obras, vão ser realizadas duas licitações: uma para a compra de equipamentos e outra para instalações que viabilizam o funcionamento do teleférico. O governo não detalhou que equipamentos são esses.

Entre as intervenções já realizadas, estão a recuperação das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas; iluminação; climatização; implantação de coberturas, esquadrias e ferragens; pintura; revestimentos e acabamentos.

A moradora do Morro do Adeus Naty Maria diz que não vê obras acontecendo no local e reclama que a população do local precisa do teleférico, já que não há van no morro e muitos moradores não têm dinheiro para pagar outros transportes.

“Não vejo obras, não vejo gente. Os moradores aguardam ansiosos. Os moradores que vão trabalhar e precisam de uma condução pra subir, porque quem sabe no morro da Deus não existe  van. E ia facilitar nossa vida se o teleférico estivesse voltando a funcionar. Coisa que a gente já acha impossível. Um jogo de empurra, empurra. Falaram que vão entregar final do ano. Eu tenho certeza que isso não vai acontecer. Os idosos estão sofrendo bastante, precisam ir no médico, uma grávida precisa ir no médico. Nem todo mundo tem dinheiro pra pagar um mototaxi ou um táxi pra subir a comunidade, então tem que subir o morro a pé, muita escada. Solzão desse, imagina subir.”

Em abril, a BandNews FM noticiou que moradores do entorno das antigas estações do teleférico do Complexo do Alemão diziam não observarem funcionários trabalhando nas unidades desde o fim do ano passado, além de não ouvirem barulhos de profissionais, nem de equipamentos grandes operando.

No total, o Governo do Estado vai aplicar R$ 150 milhões para a modernização do sistema do teleférico e para a instalação do cabo que sustenta as 156 gôndolas.

Tópicos relacionados