Notícias

Teste do Censo ouve mais de 111 mil pessoas em todo Brasil

É a primeira vez que o IBGE organiza uma avaliação de proporção nacional

Gabriela Souza

A partir de agosto o IBGE visitará mais de 70 milhões de domicílios no país
A partir de agosto o IBGE visitará mais de 70 milhões de domicílios no país
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O IBGE divulga nesta quinta-feira os resultados do Teste Nacional do Censo Demográfico, realizado de novembro de 2021 a fevereiro de 2022.

As avaliações de  equipamentos, sistemas de coleta, questionários, processo de capacitação de pessoal, captura das coordenadas de GPS e a abordagem mista de coleta em contextos regionais, foram avaliadas  27 localidades dos 26 estados e do Distrito Federal.

É a primeira vez que o IBGE organiza um teste para o Censo de proporção nacional, para verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação, e divulga seus resultados em caráter experimental.

Nas  localidades selecionadas para o teste, 111.184 pessoas foram recenseadas. Desse total, 57.514 mulheres e 53.670 homens (48,3%). A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 18.575 pessoas.

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, enfatiza os objetivos do teste e afirma que o apoio da sociedade na realização do Censo do Brasil é fundamental para o sucesso da operação.

A partir de agosto o IBGE visitará mais de 70 milhões de domicílios no país, a coleta do Censo Demográfico começa em todo o país, mobilizando mais de 200 mil pessoas. Os recenseadores do IBGE vão visitar mais de 70 milhões de domicílios, incluindo os já recenseados durante o teste nacional, para retratar quantos somos e como vivemos.

Tópicos relacionados