As vendas de ambulantes nas praias do Rio de Janeiro aumentaram em mais de 50% com a onda de calor que atinge o País. A afirmação é dos próprios profissionais que estão nas praias, faça chuva ou sol. As altas temperaturas contribuíram para o crescimento de visitantes na orla e, consequentemente, do lucro.
De acordo com os vendedores, o produto mais procurado em dias de muito calor é a cerveja. Mas quando há mais mormaço, a caipirinha é a campeã de vendas. Para quem não bebe, a água de coco geladinha e docinha está sempre separada, e o combo de mate e biscoito Globo é o mais conhecido e amado.
Na segunda-feira (18), de acordo com o Sistema Alerta Rio da Prefeitura, o inverno registrou recorde nos termômetros, que chegaram a 41°C no bairro de Irajá, na Zona Norte da cidade.
A moradora de Sorocaba Karen Torelli veio ao Rio pela primeira vez, durante a onda de calor. A técnica de enfermagem diz que leva as bebidas para a praia para economizar, já que acaba comprando os petiscos na praia.
O inverno desse ano foi mais quente do que o normal, afetado pelo fenômeno El Niño, quando há aquecimento anormal do oceano. O fim da estação ainda promete muito calor na capital fluminense. Até sexta-feira (22), a temperatura máxima prevista é de 38 ºC.
Já as vendas nos quiosques da Zona Sul, administrados pela Orla Rio, cresceram 20% no inverno de 2023, quando comparado com o mesmo período de 2022. A expectativa dos estabelecimentos é aumentar o faturamento já que estações mais quentes estão chegando e devem ter um movimento ainda maior nas praias da cidade.