A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, afirma que o vereador Luciano Rio Lu, que levou um balde com esgoto para uma sessão plenária, tem imunidade parlamentar para se expressar. O político ainda despejou parte do conteúdo no chão.
De acordo com Luciano Rio Lu, a finalidade dele era mostrar aos demais vereadores, e presentes no local, o que o bairro Santa Edwiges sofre com falta de saneamento básico.
O ato gerou polêmica e discussão. Representante do bairro, Julio César Xavier, conhecido como Juninho Jubiraca, disse que nem ao bairro o vereador foi.
Segundo relatos de moradores, a falta de saneamento já é um problema há 20 anos na região.
Em nota, a concessionária Águas do Paraíba disse que as obras para implantação da rede de esgoto estão em fase de planejamento e que, enquanto isso, a tarifa não está sendo cobrada para os moradores.
Já a Prefeitura de Campos disse que realizou, no ano passado, um processo licitatório para contratar uma concessionária, mas que ele está parado, há cinco meses, no Tribunal de Contas do Estado.
O município também disse que já iniciou outro processo licitatório para atender aos moradores do bairro Santa Edwiges e de outros três bairros.