Apontada como a região com o maior registro de tiroteios no mês passado, a Zona Oeste do Rio foi alvo de nova operação policial. A Operação Rainha foi deflagrada para interromper as invasões em conflitos em Jacarepaguá. Um homem foi preso.
Em março, foram 128 confrontos com 37 pessoas mortas e 27 feridas na Zona Oeste. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado. Entre as 64 pessoas baleadas, 13 foram atingidas na Rua Araticum, no Anil.
Um dos alvos da ação desta quarta-feira (5) era o traficante Paulo César Souza dos Santos, conhecido como Paulo Muleta, um dos principais chefes do Comando Vermelho no Complexo do Lins, no Morro da Formiga, na Tijuca; e na comunidade do Tirol, na Freguesia. O acusado já é considerado foragido.
Segundo as investigações, Paulo Muleta tem promovido a expansão do Comando Vermelho, principalmente na Zona Oeste do Rio. O criminoso também é um dos responsáveis pelo recrutamento de outras pessoas para dominar áreas já conflagradas.
Na operação, Leonardo Cardoso Machado foi preso em flagrante, vendendo drogas na Freguesia, Zona Oeste, durante cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra criminosos do Comando Vermelho.
A Zona Oeste foi a região com o maior registro de tiroteios no mês passado. Ao todo foram 128 confrontos com 37 pessoas mortas e 27 feridas Os dados são do Instituto Fogo Cruzado. Entre as 64 pessoas baleadas, 13 foram atingidas na Rua Araticum, no Anil.
Para o pesquisador Daniel Hirata, que faz parte do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da UFF, o avanço do Comando Vermelho se deve ao enfraquecimento de determinadas milícias e de traições internas nas organizações criminosas.
Segundo as investigações, o dinheiro do tráfico de drogas do Comando Vermelho tem sido lavado com aquisição de imóveis nas Zonas Norte e Oeste com depósitos bancários realizados em comunidades do Rio.
Um mandado de prisão temporária também foi cumprido contra Luiz Fernando de Souza Batista, que já estava preso. Ele é acusado de ser o gerente do tráfico de drogas da rua Tirol.
Dezenas de itens eletrônicos e documentações relacionadas a unidades residenciais nos bairros da Tijuca e Del Castilho.