Eleições

Carta em defesa da democracia ultrapassa a marca de 1 milhão de assinaturas

Manifesto assinado por juristas, empresários, banqueiros, artistas e políticos foi lido ao público em ato nesta quinta-feira

Da redação

A carta em defesa da democracia e do processo eleitoral, encabeçada pela Faculdade de Direito da USP ultrapassou na manhã desta sexta-feira (12) a marca de 1 milhão de assinaturas. O manifesto assinado por juristas, empresários, banqueiros, artistas e políticos foi aberto ao público no dia 26 de julho e lido nesta quinta-feira (11) em São Paulo.

A data coincide com a leitura de outra carta em defesa da democracia, no mesmo local, em 1977, contra a ditadura militar.

Entre os presidenciáveis, Lula, Ciro Gomes, Simone Tebet, Felipe D’Ávila e Soraya Thronike apoiaram o manifesto; Jair Bolsonaro não assinou.

Além do manifesto encabeçado pela Faculdade de Direito, outra carta – essa assinada por mais de 100 entidades empresarias e sindicais – foi lida no Largo São Francisco. 

Além da leitura das cartas, atos em defesa da democracia e do processo eleitoral foram realizados em pelo menos 22 capitais brasileiras.

 Mesmo não tendo sido citado, Jair Bolsonaro – que não assinou o manifesto – disse que a carta que defende é a Constituição.

Lula também foi às redes sociais e afirmou que defender a democracia é defender o direito a uma alimentação de qualidade, um bom emprego, saúde e educação. Segundo ele, esses fatores são fundamentais para recuperar o Brasil.

Ciro Gomes, do PDT, afirmou que o evento na Faculdade de Direito da USP é “um momento de união de diferentes setores contra os recorrentes ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao próprio regime democrático”.

Simone Tebet, do MDB, escreveu que “a sociedade levanta sua voz em defesa da democracia”, a qual defende, e pediu “tolerância, paz e respeito”. 

Tópicos relacionados