Eleições

"Centro democrático já me escolheu", diz Simone Tebet

Emedebista ironizou a disputa presidencial e disse que será a "adulta na sala" nas eleições de 2022

Narley Resende, com informações da Reuters

A senadora e pré-candidata à Presidência Simone Tebet (MDB-MS) disse nesta quarta-feira (25) que o “centro democrático” já a “escolheu” como representante da “terceira via” na corrida pelo Palácio do Planalto. 

Ela ironizou a disputa e disse que será a "adulta na sala", destacando, sem citar nomes, que pretende romper a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que aposta em receber o apoio do PSDB.

Em entrevista coletiva em Brasília, Tebet disse que não vai fazer campanha baseada em ataques a adversários. "Não vamos entrar nisso. Se minha candidatura servir para colocar uma adulta na sala, estarei lá para dizer, 'menos'", disse ela.

“Essa não pode ser a eleição dos rejeitados”

Ao lado dos presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do Cidadania, Roberto Freire, a senadora agradeceu o apoio das duas legendas e se mostrou confiante de conseguir o apoio do PSDB para concorrer à Presidência em outubro.

Na segunda-feira (23), o ex-governador de São Paulo e pré-candidato tucano ao Planalto, João Doria, desistiu de concorrer em meio à pressão dentro do próprio PSDB para que abdicasse diante dos baixos índices de intenção de voto registrados até o momento.

Tebet disse que espera contar até a próxima semana com o PSDB na sua campanha presidencial, exaltando que a legenda "sempre esteve conosco". Por ora, o MDB e o Cidadania sinalizam formalizar apoio à pré-candidata, mas é preciso um aval das direções partidárias. 

“Essa não pode ser a eleição dos rejeitados. Tenho certeza, pelas pesquisas que me chegaram, que a maior parte da população brasileira ainda não escolheu”, disse. 

Sem unanimidade no MDB 

Em meio a resistências dentro do próprio MDB para decolar a sua candidatura, a senadora admitiu que não tem a unanimidade do partido, mas se mostrou confiante de que terá a unanimidade na convenção partidária que poderá chancelar o seu nome.

A parlamentar disse que a atual eleição é diferente das demais e que as pessoas estariam fazendo uma escolha pelo "menos pior". Segundo ela, é muito fácil tirar votos dessas franjas.

Campanha

"Temos condições de conquistar metade dos votos dos dois que despontam nas pesquisas", disse ela, ao apostar no eleitorado feminino e considerar que a campanha mal começou, que as pessoas estão preocupadas com outras questões como a fome.

Tebet tem aparecido nas pesquisas com apenas 1% ou 2% das intenções de voto na corrida presidencial.

Tópicos relacionados