Eleições

Eleições 2022: Band terá novidades nas datas dos debates neste ano

Debate entre os candidatos de governo de cada estado será realizado no dia 7 de agosto; confronto entre os presidenciáveis será no dia 14 do mesmo mês

Márcio Campos 26/01/2022 • 20:32 - Atualizado em 26/01/2022 • 20:55

Os debates eleitorais da Band terão novidades nas datas neste ano. Os confrontos entre os candidatos aos governos estaduais e ao Planalto serão em dois domingos de agosto.

As novidades foram anunciadas pelo diretor nacional de jornalismo, Fernando Mitre. As mudanças vão privilegiar ainda mais o eleitor que terá ampliado o contato com os candidatos.

Durante todo o domingo eleitoral, o jornalismo da TV Band fará entradas ao vivo com informações e entrevistas. O canal BandNews TV, as rádios BandNews e Bandeirantes e plataformas digitais irão ampliar ainda mais essa cobertura. Á noite, como já é tradição, acontecerá o primeiro debate.

No dia 7 de agosto, às 20h, haverá o confronto entre os candidatos ao governo de cada estado. No dia 14 do mesmo mês, também às 20h, será a vez do debate entre os presidenciáveis. 

"Criamos os domingos eleitorais que são verdadeiras maratonas eleitorais, onde nós vamos ter repórteres entrando o tempo todo até a hora do debate. E um horário que o Brasil inteiro vai poder ver o debate e depois o Canal Livre Especial com representantes dos candidatos desenvolvendo as ideias apresentando nos debates", explicou Fernando Mitre.

Se houver segundo turno, o confronto entre os candidatos à Presidência será no dia 4 de outubro e o dos governadores no dia 6 de outubro. Em setembro, a Band também fará debates entre os candidatos a vice-presidência.

A corrida eleitoral já é realidade no Jornal da Band. Desde o começo de novembro são realizadas coberturas com foco nos pré-candidatos à Presidência e suas propostas para o pais. 

“Nós temos a ambição de contribuir para elevar o debate público no Brasil, afirma André Basbaum, chefe de redação.

A partir de março toda quinta, às 23h, será apresentado o Band Eleições. No programa, serão discutidos os principais problemas do pais e as ideias de especialistas, políticos e candidatos para soluciona-los. Sempre com a participação do eleitor, que poderá fazer críticas, sugestões e perguntas.

“Para essa interatividade, as plataformas digitais vão ser muito importantes e para que sejam discutidos tema de relevância nacional de fato, a gente vai contar uma estrutura de mais de 40 emissoras espalhadas pelo Brasil”, disse Andressa Guaraná, chefe de redação.

As diretoras da rádio BandNews FM, Sheila Magalhaes e do canal de notícias BandNews TV Rosangela Lara participaram da reunião. O canal a cabo e as rádios do grupo já estão ativados na cobertura, ouvindo os partidos, políticos e indicados pelas candidaturas para tratar dos temas de interesse público que estarão na eleição.

Em vários estados os pré-candidatos a governador já confirmaram participação no debate da Band.