Eleições

"É um apoio [a Bolsonaro] que vem de coração", diz Ibaneis Rocha

Governador do Distrito Federal discursou ao lado do presidente nesta quarta-feira

Da Redação

O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou oficialmente nesta quarta-feira (5) que vai manter apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. Os dois fizeram uma declaração conjunta no Palácio da Alvorada, em Brasília, no ínicio da manhã.

"É um apoio que vem de coração, e um apoio que vamos correr as ruas do Distrito Federal junto com a população, em especial, a população mais carente da nossa cidade, para que a gente consiga os votos para reeleger o presidente", disse Ibaneis.

Bolsonaro reafirmou que o apoio era natural, já que os dois estiveram juntos durante os últimos quatro anos de governo. "Fechamos acordo e ele estará junto comigo por ocasião da reeleição, como esteve durante a campanha", afirmou. 

Ibaneis disputou o governo do DF com apoio de Bolsonaro e teve na sua chapa a ex-ministra Flávia Arruda (PL-DF), que acabou não se elegendo para o Senado.

O MDB, partido de Ibaneis, não declarou apoio formal. A legenda lançou à Presidência a senadora Simone Tebet, que terminou em terceiro lugar na corrida. É esperado que Tebet fique ao lado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

No domingo, ela disse que "tem lado", e que oficializaria sua posição em 48 horas.

Nessa quarta-feira, os governadores reeleitos em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e no Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também manifestaram apoio formal à tentativa de reeleição de Bolsonaro. 

Derrotado nas urnas, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), foi outro que aderiu ao bolsonarismo no segundo turno contra o ex-presidente Lula, que recebeu na terça apoio de Ciro Gomes (PDT) e do Cidadania, entre outros.