Eleições

Eleições 2022: conheça os 12 candidatos a vice-presidente

Lista inclui professores, ex-governador, general, senadora, indígena, sindicalista, jornalista e até um padre

Por Karina Crisanto

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Conheça os 12 candidatos a vice-presidente, em ordem alfabética
Divulgação/TSE

A lista dos 12 candidatos inscritos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer como vice-presidente nas chapas dos candidatos à Presidência da república nestas eleições inclui professores, ex-governador, general, senadora, indígena, sindicalista, jornalista e até um padre. 

Você sabe o que faz o vice-presidente? Segundo o artigo 78 da Constituição Federal, “o Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

O vice pode substituir o presidente em casos de viagem, óbito, doenças ou impeachment, e durante esse período pode sancionar leis e assinar decretos. Ele também pode desempenhar missões especiais que lhe sejam confiadas pelo presidente.

Oito vice-presidentes assumiram a Presidência da República em razão do afastamento do titular por razões de doença, impedimento ou morte: Floriano Peixoto, em 1891; Nilo Peçanha, em 1909; Delfim Moreira, em 1918; Café Filho, em 1954; João Goulart, em 1961; José Sarney, em 1985; Itamar Franco, em 1992; e Michel Temer, em 2016.

Conheça os candidatos a vice-presidente, em ordem alfabética:

Ana Paula Matos (PDT) 

Ana Paula Matos (PDT) concorre como vice na chapa de Ciro Gomes (PDT)

Ana Paula Andrade Matos Vieira  concorre na chapa do Ciro Gomes (PDT). Ela tem 44 anos, nasceu em Salvador-BA e é advogada, especialista em finanças e mestre em administração, professora e servidora concursada da Petrobras. Em 2016 e 2017 foi secretária de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza de Salvador, 2017 chefe de gabinete da prefeitura e, atualmente, é vice-prefeita da capital baiana na chapa de Bruno Reis (União Brasil). 

Antonio Alves (PCB) 

Antonio Alves (PCB) é o candidato a vice na chapa de Sofia Manzano (PCB)

Antonio Alves é o candidato a vice na chapa de Sofia Manzano (PCB). Ele tem 42 anos, é natural de Recife-PE e tem formação em jornalismo. Trabalhou na Coordenadoria da Defesa Civil de Recife e é sindicalista pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí. 

Braga Netto (PL) 

Braga Netto (PL) é o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL)

Walter Souza Braga Netto está concorrendo na chapa do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ele tem 66 anos, é general do Exército e mestre em operações militares. Braga Netto foi interventor de segurança pública do estado do Rio de Janeiro em 2018 e em fevereiro de 2020 foi nomeado Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, já em março de 2021 assumiu o Ministério da Defesa, onde permaneceu no cargo até março deste ano. 

Fátima Pérola Neggra (PROS) 

Fátima Pérola Neggra concorre na chapa de Pablo Marçal (PROS)

Fátima Pérola Neggra concorre na chapa de Pablo Marçal (PROS). Ela tem 54 anos e nasceu em Iporã, no Paraná, e atua como Policial Militar no estado de São Paulo. Uma ala do PROS deseja apoiar a candidatura do ex-presidente Lula e a coligação do partido com o PT. TSE cobra decisão do partido. 

Geraldo Alckmin (PSB) 

Geraldo Alckmin (PSB) é o candidato a vice na chapa de Lula (PT)

Geraldo Alckmin é o candidato à vice-presidência de Lula (PT). Alckmin tem 70 anos, é natural de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, e é médico especialista em anestesiologia. Ele tem um currículo grande na política: foi vereador e prefeito da sua cidade natal, deputado estadual de São Paulo entre 1983 e 1987, depois assumiu o cargo de deputado federal também por São Paulo. Alckmin foi eleito governador de São Paulo em 2001, 2011 e reeleito nas eleições de 2014, deixou o cargo em 2018 para ser candidato à presidência da república. Alckmin foi filiado ao MDB de 1972  a 1988, PSDB de 1988 a 2021, ingressou este ano no PSB. 

Mara Gabrilli (PSDB) 

Mara Gabrilli (PSDB) concorre como vice na chapa de Simone Tebet (MDB)

Mara Gabrilli concorre na chapa de Simone Tebet (MDB). Ela tem 55 anos, é de São Paulo-SP e tem formação em publicidade e psicologia. Gabrilli sofreu um acidente de carro em 1994 que a deixou tetraplégica. Na política, foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da cidade de São Paulo, atuou como vereadora e deputada federal, nas eleições de 2018 foi eleita senadora. 

Marcos Cintra (União Brasil) 

Marcos Cintra é vice na chapa de Soraya Thronicke (União Brasil). Ele tem 76 anos, é natural de São Paulo e mestre em economia e planejamento regional. É professor universitário e já atuou como vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas. Na política, já foi vereador, deputado federal e secretário especial da Receita Federal. 

Padre Kelmon (PTB) 

Padre Kelmon (PTB) é o candidato a vice na chapa de Roberto Jefferson (PTB)

Kelmon Luis da Silva Souza é candidato na chapa de Roberto Jefferson (PTB). Ele é natural de Acajutiba, na Bahia, e tem 76 anos e é padre. Ele é coordenador do Movimento Cristão Conservador. Roberto Jefferson foi condenado em 2012 a sete anos de prisão pelo seu envolvimento no Mensalão. Pela Lei da Ficha Limpa, mesmo que sua pena já tenha terminado, o condenado em julgamento colegiado fica inelegível por oito anos.

Professor Bravo (DF)

Professor Bravo (DC) é o candidato a vice na chapa do Constituinte Eymael (DC)

João Barbosa Bravo, o Professor Bravo, concorre como vice na chapa do Constituinte Eymael (José Maria Eymael), do DC. Professor Bravo tem 75 anos, é de São Gonçalo, no Rio de Janeiro e é economista. Foi prefeito da sua cidade natal entre 1993 e 1996. 

Raquel Tremembé (PSTU) 

Raquel Tremembé (PSTU) é a candidata a vice na chapa de Vera Lúcia (PSTU)

Kunã Yporã, nome indígena de Raquel Tremembé, disputa a vice-presidência na chapa de Vera Lúcia (PSTU).  Natural de Vargem Grande, no Maranhão, Raquel é indígena, tem formação em pedagogia e é professora de ensino fundamental. É líder da etnia Tremembé e integrante da Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. 

Samara Martins (UP) 

Samara Martins (UP) é a candidata a vice na chapa de Léo Péricles (UP)

Samara Martins da Silva é filiada ao Partido Unidade Popular (UP) e concorre à vice-presidência na chapa de Léo Péricles, também do UP. Samara tem 35 anos e nasceu em Belo Horizonte-MG. É formada em odontologia, é dentista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e Movimento Olga Benário, ambos no estado do Rio Grande do Norte. 

Tiago Mitraud (NOVO) 

Tiago Mitraud é o candidato a vice na chapa de Felipe D'Ávila

Tiago Lima Mitraud de Castro Leite está concorrendo com Felipe D'Ávila (NOVO). Ele tem 36 anos e nasceu em Brasília-DF. Em 2018, foi eleito Deputado Federal pelo estado de Minas Gerais e é presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa. 

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.