Eleições

Indicada de Biden cita eleições justas no Brasil, apesar de falas de Bolsonaro

Elizabeth Frawley Bagley foi indicada pelo governo americano para ser embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

Com informações da Reuters

Elizabeth Frawley Bagley é a indicada de Biden para ocupar embaixada no Brasil
Elizabeth Frawley Bagley é a indicada de Biden para ocupar embaixada no Brasil
Divulgação/Skoll Fundation

A expectativa é que o Brasil tenha eleições livres e justas em outubro, apesar das falas do presidente Jair Bolsonaro (PL). A afirmação é de Elizabeth Frawley Bagley, indicada pelo governo do presidente Joe Biden para ser embaixadora no país. Em sabatina no Senado norte-americano, ela destacou a "base institucional" brasileira.

A diplomata disse monitorar, há 30 anos, processos eleitorais e afirmou estar ciente de que não será fácil o pleito no Brasil, mas defendeu o bom funcionamento das instituições democráticas do país.

"O Brasil é uma democracia. Tem instituições democráticas, sistema eleitoral democrático. Tem Judiciário e Legislativo independentes. Tem liberdade de expressão e de reunião. Eles têm todas as instituições democráticas de que precisam para ter uma eleição livre e justa", disse.

Bagley destacou comentário do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o processo eleitoral, porém, segundo ela, apesar das tensões, “há uma verdadeira base institucional” no Brasil.

"Sei que não será um momento fácil por causa de muitos dos comentários dele [Bolsonaro]. Apesar de todos esses comentários, há uma verdadeira base institucional, e penso que o que vamos continuar a fazer é mostrar a nossa confiança e a nossa expectativa de que terão eleições livres e justas. Estamos fazendo isso em todos os níveis", acrescentou.

Biden vs Bolsonaro

A relação de Biden com Bolsonaro – representantes das duas maiores democracias do continente americano – é distante desde que o americano tomou posse como presidente. O brasileiro, antes do pleito dos EUA, colocou-se como aliado de Donald Trump e demorou reconhecer a vitória do democrata.

Biden e representantes do governo dos EUA já fizeram críticas a questões relativas à gestão ambiental no Brasil.

No início de maio, a agência internacional Reuters revelou que o diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) disse a autoridades de alto escalão do Brasil, no ano passado, que Bolsonaro deveria parar de questionar o sistema eleitoral do país antes do pleito de outubro.

A embaixada norte-americana, em Brasília, está vaga desde meados de 2021, após a aposentadoria do embaixador Todd Chapman. O órgão tem sido tocado, de forma interina, por Douglas Koneff.

Tópicos relacionados