Foram meses, às vezes anos de negociações, até chegar a este dia: a partir desta terça-feira, a campanha eleitoral estará oficialmente nas ruas.
Comícios, caminhadas, distribuição de panfletos e pedidos de votos estarão liberados, assim como a divulgação de propaganda pela internet. Já no rádio e na televisão, o tempo é calculado com base nas bancadas das coligações na câmara dos deputados.
O horário eleitoral começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro. Lula, com 141 deputados dos partidos PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PC do B e PV TERÁ 3 minutos e 16 segundos.
Bolsonaro com 101 deputados eleitos que apoiam sua reeleição nos partidos PL, PP e Republicanos terá 2 minutos e 40 segundos. Simone Tebet tem 88 deputados das coligações do MDB, PSDB, Podemos e Cidadania, assim tempo de 2 minutos e 16 segundos.
Soraya Thronicke, do União Brasil, terá 2 minutos e 7 segundos. E Ciro Gomes, do PDT, terá 50 segundos.
Mas se antes o tempo no rádio e na TV era meio caminho andado para uma campanha bem-sucedida, agora, os comitês tem outra arena para disputar votos: a internet.
"Esse é momento que o eleitor realmente fica sabendo, onde se pode ser exposto as contradições de cada candidato, aos traços de personalidade, que ele aí a democracia é realmente ela ganha o seu melhor momento" afirmou o cientista político Fernando Schuller.
Vale lembrar que o primeiro debate na TV aberta vai acontecer no dia 28 de agosto na Band, com transmissão por um pool que inclui os veículos do Grupo Bandeirantes, Radio Bandnews Fm, Bandnews TV, Rádio Bandeirantes, Band e Jornal Metro, TV Cultura, Uol e Folha de São Paulo, com apoio estratégico de Google e Youtube.