Eleições

Simone Tebet chama Doria de aliado após tucano desistir de candidatura

Simone Tebet é cotada para ser o nome da “terceira via” mais viável lançado pelo PSDB, MDB e Cidadania

Da redação 23/05/2022 • 14:07 - Atualizado em 23/06/2022 • 18:29
Simone Tebet chama João Doria de aliado
Simone Tebet chama João Doria de aliado
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A senadora Simone Tebet (MDB) disse, nesta segunda-feira (23), que o ex-governador João Doria (PSDB) nunca foi um adversário e que sempre foi um aliado. A declaração foi dada em nota minutos após o tucano desistir da corrida presidencial. Ela é cotada a ser o nome da “terceira via” lançado pelo PSDB, MDB e Cidadania.

“Doria nunca foi adversário. Sempre foi aliado. Sua contribuição com a luta pela vacina jamais será esquecida. Vamos conversar e receber suas sugestões para nosso programa de governo. O Brasil é maior do que qualquer projeto individual”, pontuou a senadora na nota (veja a íntegra abaixo).

Mais cedo, em discurso à imprensa, Doria anunciou a desistência da corrida presidencial em aceno a uma “alternativa contra os extremos”, sem citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Estes são líderes nas pesquisas de intenção de voto, respectivamente.

“O Brasil precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos, aquele que foi envolvido em escândalos de corrupção nem aquele que não deu conta de salvar vidas, economia e que envergonha o nosso país em todo o mundo”, disparou o tucano em apoio à “terceira via”.

Nome mais viável da “terceira via”

Semana passada, uma reunião entre o PSDB, MDB e Cidadania escolheu Tebet como o nome mais viável para concorrer à presidência. Pesquisas internas apontam a sul-mato-grossense como a menor taxa de rejeição, apesar dos 2% nos levantamentos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Na última pesquisa Ipespe, por exemplo, o paulista tinha 4% contra 2% da sul-mato-grossense, empatados tecnicamente dentro da margem de erro. Em entrevistas, Tebet reforça que pode ser beneficiada na campanha por ser menos conhecida em nível nacional.

Racha no PSDB

O PSDB está rachado desde o resultado das prévias tucanas que colocaram Doria, oficialmente, como o nome do partido para concorrer à presidência da República. O ex-governador já trocou farpas públicas contra Bruno Araújo, presidente nacional da sigla, inclusive com o envio de carta em que denunciava “tentativa de golpe”.

Se for confirmado o apoio do PSDB à candidatura de Tebet até as convenções partidárias, em agosto, esta será a primeira vez, desde a eleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que o ninho tucano não encabeçará uma chapa majoritária na corrida presidencial.

Leia a íntegra da nota de Simone Tebet

Doria nunca foi adversário. Sempre foi aliado.

Sua contribuição com a luta pela vacina jamais será esquecida.

Vamos conversar e receber suas sugestões para nosso programa de governo.

O Brasil é maior do que qualquer projeto individual.

Vamos trabalhar para unir todo o centro democrático.

Gostaria muito de ter o PSDB e o Cidadania junto conosco.

Vamos aguardar a decisão das direções partidárias.

Vamos continuar nossa Caminhada da Esperança. 

Vamos unir o país e tratar de sua reconstrução moral, institucional e poltica.

O povo tem pressa e precisamos semear esperança.

Senadora Simone Tebet

Pré-Candidata à Presidência da República – MDB