Eleições

STF volta a tornar o ex-deputado Eduardo Cunha inelegível

Em março deste ano, Eduardo Cunha havia anunciado a filiação ao PTB e a intenção de concorrer a deputado federal por São Paulo

Da redação

STF volta a tornar o ex-deputado Eduardo Cunha inelegível
STF volta a tornar o ex-deputado Eduardo Cunha inelegível
Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux ,suspendeu a medida judicial que liberou o ex-deputado Eduardo Cunha a disputar as eleições deste ano.

Fux manteve os efeitos da resolução da Câmara dos Deputados que determinou a cassação de Eduardo Cunha e estabeleceu sua inelegibilidade e a proibição de ocupar cargos públicos federais.

Em março deste ano, Eduardo Cunha havia anunciado a filiação ao PTB e a intenção de concorrer a deputado federal por São Paulo.

Entenda

No mês passado, o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendeu, em decisão liminar (temporária), a inelegibilidade do ex-deputado federal Eduardo Cunha e sua proibição de ocupar cargos federais.

Cunha estava inelegível por ter tido o mandato cassado em 2016, por falta de decoro. O parlamentar era acusado de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras no ano anterior, quando disse não possuir contas no exterior.

Tópicos relacionados