Eleições

TSE manda TV Brasil remover vídeos de reunião de Bolsonaro com embaixadores

Ministro Mauro Campbell acatou pedido do PDT sobre acusação de abuso de poder político e uso indevido da comunicação social

Da redação

TSE manda TV Brasil remover vídeo de Bolsonaro com embaixadores
TSE manda TV Brasil remover vídeo de Bolsonaro com embaixadores
Reprodução/redes sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão assinada pelo ministro Mauro Campbell, determinou que a TV Brasil, Facebook e Google removam vídeos da reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores. O magistrado deu prazo de 24 horas para o cumprimento da ordem.

“A princípio, o discurso do representado [Bolsonaro], até então mantido nas redes sociais, parece configurar abuso no exercício da liberdade de expressão, consabido que, no Brasil, não há direito fundamental que se revista de natureza absoluta, até mesmo a liberdade de expressão e manifestação do pensamento, uma vez que o seu exercício, na espécie, encontra limite na proteção da imagem da Justiça Eleitoral [...] e do processo eleitoral que tem como principais objetivos a garantia da normalidade das eleições, da legitimidade do voto e da liberdade democrática”, argumentou o ministro.

“Durante o evento, o Senhor Jair Messias Bolsonaro criou uma ambiência propícia para a propagação de toda sorte de desordem informacional ao asseverar, por diversas vezes, que o sistema eletrônico de votação é receptivo a fraudes e invasões que, sob a ótica do delírio presidencial, podem comprometer a fidedignidade do resultado dos pleitos”, peticionou o PDT ao TSE.

Campbell também pontuou que o material veiculado, devido à proximidade das eleições, pode caracterizar meio abusivo para obtenção de votos, “com o aumento da popularidade do representado, potencializada pelo lugar de fala por ele ocupado”.

Caso a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), representante da TV Brasil, Facebook e Google não cumpram a ordem, o ministro estipulou multa diária de R$ 10 mil para cada empresa intimada.

Tópicos relacionados