Entretenimento

3 dicas para deixar os gatos sozinhos em casa

Você tem gato em casa e está voltando ao trabalho presencial? Confira as dicas da veterinária e colunista Manu Karsten:

Manu Karsten, com rádio BandNews FM

3 dicas para deixar os gatos sozinhos em casa  Envato Elements
3 dicas para deixar os gatos sozinhos em casa
Envato Elements

Uma ouvinte me escreveu dizendo que passou a pandemia dentro de casa, com o maridão e as gatas Safira, de 6 anos, e Pérola, de 3. “Manu, estamos voltando a trabalhar, temos que sair de casa, o que fazer para que elas fiquem bem com nossa ausência?”

Graças a Deus com a vacina, estamos podendo aos poucos retornar com as nossas vidas. É muita felicidade! Aliás, felicidade total para a gente, mas estranhamento para os nossos pets. Eles estão vivendo momentos difíceis de readaptação, já que tiveram suas rotinas completamente alteradas e ficaram mil vezes mais perto de nós, do que ficavam antigamente. De repente, eles tinham a gente o tempo inteiro disponível e, agora, de novo, não tem mais.  

O que a gente tem que fazer é se afastar aos poucos, como se fosse um desmame, sabe? 1) Tente enriquecer o ambiente da sua casa para eles. Por exemplo: gatos adoram olhar a casa de cima. Então, coloque alguns nichos no alto, para que elas se divirtam, fiquem passando de lugar em lugar... esses nichos de parede, quando colocados no alto, são a alegria dos gatos. 

Você também pode 2) esconder pela casa petiscos que elas gostem. Isso é muito importante: elas têm que gostar do petisco. Assim, elas se ocupam com a procura e o estímulo olfativo.

Por fim, 3) deixe também as portas abertas, a fim de que elas tenham livre acesso a toda casa e lembrem-se: todo começo é duro e será estressante, porque envolve mudança. Mas, com certeza, elas vão reacostumar a ficar sozinhas, está bom? Só ter um pouquinho de paciência.

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM:

Mais notícias

Carregar mais