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Anitta, Ludmilla ou Luísa Sonza: quem o brasileiro buscou mais?

Cada uma com sua trajetória, essas artistas influenciam a cultura da música; saiba quem é mais influente

Da Redação

Anitta, Ludmilla ou Luísa Sonza: quem o brasileiro buscou mais?
Reprodução/ Instagram

Nos últimos anos, o cenário musical brasileiro tem sido dominado por talentos femininos que não só conquistaram o público nacional, mas também chamam a atenção no exterior. Entre esses talentos, três nomes se destacam: Luísa Sonza, Ludmilla e Anitta. Cada uma com sua trajetória, essas artistas influenciam a cultura pop, quebrado barreiras e acumulado milhões de seguidores. Mas, afinal, quem o brasileiro buscou mais?

Anitta

Anitta começou sua carreira em 2010 e rapidamente se tornou um fenômeno. Seu sucesso "Show das Poderosas" (2013) a colocou no centro das atenções, e desde então, ela não parou de crescer. Anitta é conhecida por sua versatilidade, transitando entre o funk, o pop e o reggaeton, colaborando com artistas internacionais como Madonna, J Balvin e Cardi B.

Nas redes sociais, a cantora é uma potência. Com mais de 64 milhões de seguidores no Instagram, ela utiliza sua plataforma para promover sua música, expressar opiniões políticas e sociais e compartilhar seu dia a dia. Além disso, sua série na Netflix, "Vai Anitta", deu ao público um olhar mais íntimo sobre sua vida pessoal e profissional.

A poderosa teve picos de buscas por seu nome no ano de 2022 e no início de 2023, conforme informações do Google Trends. Em março de 2022, Anitta tornou-se a primeira mulher latina-americana a ocupar o 1.º lugar no ranking global da plataforma digital de música Spotify após o hit "Envolver" viralizar nas redes sociais. 

Ainda no mesmo ano, consagrou-se como a primeira artista brasileira a ganhar o MTV Video Music Award e o American Music Awards. Além disso, ela recebeu certificações internacionais por vendas e várias nomeações e vitórias em diversas premiações ao redor do mundo.

Apesar disso, a busca por Anitta no Brasil em 2024, mesmo com o sucesso do álbum recém-lançado, “Funk Generation”, são um terço dos picos dos outros anteriores. A queda começa a partir do meio do ano de 2023 e se mantém até maio deste ano. 

Ludmilla

Ludmilla começou sua carreira como MC Beyoncé e conquistou o Brasil com seu talento e carisma. Em 2014, lançou seu primeiro álbum, e desde então, tem se consolidado como uma das maiores artistas do funk e pop brasileiro. Hits como "Cheguei", "Verdinha" e "Rainha da Favela" mostram sua habilidade de criar músicas que rapidamente se tornam virais.

Além de sua carreira musical, Ludmilla também é uma figura importante na luta contra o racismo e pela visibilidade LGBTQIA+, sendo uma das poucas artistas negras abertamente bissexuais no cenário musical brasileiro. Sua presença nas redes sociais é igualmente forte, são mais de 30 milhões de seguidores no Instagram. 

Segundo o Google Trends, nos últimos cinco anos, o maior pico de buscas da artista foi em 2019, quando foi eleita a “cantora do ano”. No mesmo ano, ela ainda lançou o DVD Hello Mundo, participou do Dança dos Famosos, lançou grandes hits como “Verdinha” e se casou com Brunna Gonçalves. 

Luísa Sonza

Luísa Sonza é a mais jovem entre as três, mas sua carreira tem sido meteórica. Começando como uma cantora de covers no YouTube, ela logo se destacou com músicas próprias, como "Devagarinho" e "Boa Menina". Seu estilo pop com influências de MPB e funk conquistou uma legião de fãs. Em 2020, lançou "BRABA", que rapidamente se tornou um dos maiores hits do ano.

Sonza também é muito ativa nas redes sociais, com mais de 31 milhões de seguidores no Instagram. Ela utiliza suas plataformas para falar sobre sua música, sua vida pessoal e, ocasionalmente, sobre temas sociais. Sua visibilidade aumentou significativamente durante seu relacionamento e subsequente divórcio do humorista Whindersson Nunes, o que a colocou ainda mais sob os holofotes da mídia.

Conforme dados do Google Trends, nos últimos cinco anos a cantora apresenta altas de buscas na internet em abril de 2020, quando anunciou a separação de Whindersson, em junho do mesmo ano, quando foi vista pela primeira vez com Vitão - cantor apontado como pivô da separação. 

Em dezembro de 2020, após lançar singles com grandes nomes como Lexa, Léo Santana e Xamã, Sonza lançou o single "Modo Turbo", com Pabllo Vittar e Anitta, servindo como o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio Doce 22 e atinge mais uma alta nas buscas. 

Contudo, a cantora só atinge o pico de buscas em setembro de 2023. Isso porque, neste mês, a artista lançou o álbum Escândalo Íntimo e várias de suas faixas ficaram entre as mais ouvidas do país. A música Chico, em especial, ganhou as atenções. Isso porque, a canção teria sido escrita em homenagem a Chico Moedas, seu namorado na época. 

No final do mesmo mês, a história de amor da famosa mais uma vez ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais. Em entrevista à Ana Maria Braga, Luísa terminou o relacionamento com o jovem, após ter sido traída em um “banheiro sujo de bar”. 

Quem o brasileiro buscou mais?

Mesmo 2024 sendo o ano com menor interesse por Anitta no Brasil, nos últimos anos, a poderosa lidera as buscas de modo geral.  Ludmilla e Luísa Sonza, embora extremamente populares, tendem a ter picos de busca em momentos específicos, como lançamentos de músicas ou acontecimentos pessoais marcantes.

Gráfico de buscas no Google Trends (Foto: Band/Google Trends)

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