Entretenimento

Após voltar a usar termo racista "macaca", saiba se Luigi será expulso do BBB

Incidente gerado por comentários ofensivos levantou questões nas redes sociais sobre a permanência do brother no reality

Da Redação

Lucas
Lucas
Reprodução

Na madrugada desta segunda-feira (22), o dançarino Lucas Luigi, um dos participantes do BBB 24, provocou indignação ao utilizar o termo racista "macaca" durante uma conversa sobre interesses amorosos dos brothers. A referência, considerada ofensiva para pessoas negras, gerou intensas críticas nas redes sociais.

O incidente ocorreu no Quarto do Líder, onde Luigi, junto a Vinicius, Rodriguinho e Yasmin, proferiu o termo ofensivo ao comentar sobre um emoji recebido no confinamento. O dançarino referiu-se a Vinicius, afirmando que ele "gosta de macaca". Diante da reação imediata de Yasmin Brunet, Luigi tentou amenizar a situação. 

"Ele me deu cobra só porque falei que não gosto de loira", disse Vinicius, ao que Luigi rebateu com o termo ofensivo: "Ele [Vini] gosta de macaca". Yasmin, de cara, se assustou com a declaração do dançarino. "Quê?", indagou a modelo, se dirigindo a Luigi. "Macaca não, ele gosta de preta, pretona", finalizou ele. 

Após o ocorrido, Yasmin compartilhou sua indignação com Wanessa, indicando a possibilidade de eliminação de Luigi devido às suas falas. A modelo expressou frustração diante do comportamento do colega, recordando que ele já havia utilizado o mesmo termo para se referir a Leidy Ellen anteriormente.

"Luigi é sem noção, cara. Não é possível que ele não saia, te juro", disse ela. "Não quero nem repetir, mas é uma pena porque gosto muito dele e não entendo por que ele fala essas paradas. […] Ele usou o mesmo termo de novo para falar da Leidy, cara", completou.

Yasmin lembrou de outra situação semelhante, quando Luigi chamou Leidy Ellen de 'macaca'. "Lembra daquele negócio que ele chamou a Leidy? Ele falou de novo esse nome", disse Yasmin a Wanessa. "Parece que não pensa direito", disse Wanessa. "Não é possível, cara. Na hora que ele falou, eu até saí. Fingi que ia dormir e saí", finalizou Yasmin.

Repetiu o mesmo erro

O episódio citado por Yasmin desencadeou uma conversa entre Luigi e Leidy, onde esta última o repreendeu pela declaração, destacando a importância de se policiar nas palavras, principalmente em relação a termos racistas. 

"Antes do Tadeu, acho que você falou 'macaca'. Eu, preta, sentada do lado de Luigi que parece ser um cara super bem entendido, pegar e falar isso? É muito chato! Se policie nas coisas que você fala aqui dentro. Se policie mesmo, porque a gente não sabe como tá lá fora", disse ela.

Luigi, em resposta, pediu desculpas e prometeu evitar repetir a situação. "Falei porque tava acostumado, no meio dos moleques, foi no automático. Por isso que eu te pedi desculpa. Tipo, 'não era para eu ter falado, provavelmente deve ter sentido para caraca', se explicou. 

A operadora de caixa rebateu falando que não explodiu na hora porque sabia que poderia ser rotulada de agressiva no momento. A participante ainda reafirmou que chamar pessoas pretas de "macaco" não é uma brincadeira. 

"Com isso não se brinca. É uma palavra muito pesada e muito usada lá fora. Dois pretos, pobres e favelados, eu e você. Precisava nem sentar com você e falar isso", concluiu. Contudo, mesmo após as explicações da colega, e do pedido de desculpas, Luigi voltou a repetir o termo racista na casa. 

Lucas Luigi será expulso do BBB 24?

A produção do BBB 24, no entanto, permaneceu inerte diante da atitude controversa de Luigi, não repreendendo o participante em momento algum. Essa falta de resposta por parte da produção gerou críticas nas redes sociais, com muitos internautas argumentando que o participante deveria ser expulso do programa.

“Qualquer pessoa que faça uma ofensa racial, comete esse crime, independe se ele é Preto ou não! Crime é Crime e tem que ser punido!”, disse um internauta. 

“Lucas Luigi mais uma vez chamando mulher preta em rede nacional de macaca. Ele está achando que está na casa dele ou falando com a mina dele? Ele está reforçando uma bandeira racista que todo dia há anos a gente tenta derrubar. Não tem como achar isso de bom tom não”, avaliou outro.

“Ninguém lá na casa falou sobre o termo macaca utilizado pela 2ª vez pelo Lucas Luigi né? A militância é seletiva?”, completou outro.

Outros casos de racismo no BBB

  • Em 2023, o participante Fred Nicácio foi alvo de comentários racistas sobre sua religião de matriz africana, o Candomblé;
  • Já em 2022, participantes foram acusados de imitar um macaco;
  • Na edição de 2021, o participante Rodolffo usou uma peruca de "homem das cavernas", e afirmou que a peruca remetia ao penteado black power de João, outro participante;
  • No BBB 20, Ivy zombou do cabelo do ator Babu Santana.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais